domingo, 9 de agosto de 2009

DIA DOS PAIS


"Proclamar a verdade integral da família, santuário da vida, é uma grande responsabilidade de todos." Papa Bento XVI


“Teus filhos, como brotos de oliveira ao redor de tua mesa”
Não podemos falar de nossos pais sem nos recordar do que eles foram em nossas vidas, amor, carinho, dedicação, ternura.
Em minha casa, meu Pai reunia a família e em torno da mesa comentávamos o dia passado, fazíamos planos para o dia iniciado e conversávamos. Ao redor da mesa a vida acontecia, às vezes plena de alegria, outras vezes, obscurecida pelas feridas nascidas da batalha da vida.
Essa figura terna, carinhosa e, muitas vezes enérgica, marcou minha vida e me fez superar os obstáculos que todo ser humano tem que vencer na busca incessante do bem e da missão que Deus nos confia.
A paternidade é um mistério e através dela a chama da vida se perpetua pelo tempo.
Refletir sobre o Pai, sobre a paternidade, nos remetemos imediatamente ao nosso Pai, Deus.Deus é a paternidade nunca terminada, pois Ele, sempre será o Pai em contínua paternidade.
Pai, sempre é Pai, uma vez, uma vez partícipe da geração dos filhos, essa relação, paterno filial, nunca se esgota com o passar dos tempos.
O sagrado livro do Eclesiástico dá um belo conselho aos Pais, relativamente à continuidade da relação, paterno filial;
“Quem ensina o filho colherá fruto nele e de se orgulhará no meio dos familiares.”( Eclesiástico, 30, 2).
Está ai o segredo da paternidade, uma geração nunca terminada e continuada através dos tempos.
Pois bem, como não se esgota com fluir do tempo a relação Pai e Filho, também não se esvai na sucessão dos tempos a relação Filho e Pai. É uma relação tão forte, que aprendemos a ser Pai, na medida em que somos Filho.
Todavia, infelizmente, muitos filhos, quando seus Pais envelhecem deles se esquecem e por isso a Bíblia, livro da vida, no sagrado do Eclesiástico, também, traz esse belo conselho aos filhos, para perpetuar a relação filho paterno:“Filho, ampara a velhice de teu pai e não lhe causes desgosto enquanto vive. Mesmo que esteja perdendo a lucidez, sê tolerante com ele e não o humilhes, em nenhum dos dias de sua vida.”(Eclesiástico, 3, 12 e 13).

Parabéns, queridos pais. Deus os abençoe!
Fonte: Dom Eurico dos Santos Veloso (Arcebispo Emérito de Juiz de Fora - MG)

Nenhum comentário: