quarta-feira, 14 de julho de 2010

VOCÊ PODE AJUDAR....


Banco de Leite da Santa Casa conta apenas com 10 doadoras



O banco de leite da Santa Casa de Misericórdia de São Carlos conta apenas 10 doadoras atualmente, quando sua capacidade para poder funcionar em normalidade é de 30. A informação foi dada pelo médico que dirige o banco, André Giusti. O estoque de leite do banco é de apenas 8 litros para amamentar 8 crianças prematuras.

André explicou que o leite coletado é administrado a prematuros que não tem a capacidade para mamar e que normalmente estão com sondas ou aparelhos respiratórios. O médico salientou que doar leite materno é tão importante quanto doar um litro de sangue, pois pode salvar uma vida. Segundo ele, uma mãe que doa leite materno faz esse procedimento por apenas três meses, depois é preciso de novas mães.

Qualquer quantidade de leite doada serve para o banco de leite, pois um prematuro mama em média de 3 a 5 ml por mamada. “Um copo de café de leite materno serve para 10 mamadas”, adianta.

As mães que podem doar o leite são aquelas que fizeram o exame pré-natal. Basta as mães se dirigem a maternidade Dona Maria Jacinta que fica em frente a Santa Casa de São Carlos e preencherem um cadastro, depois os profissionais indicaram o simples procedimento que é feito (a retirada do leite em casa) para a mãe.

A Santa Casa disponibiliza e colhe o material no domicílio da mãe que está doando leite, ou seja, o único trabalho que a mulher terá será retirar o leite com material fornecido pelo hospital.


FONTE:
http://www.saocarlosemrede.com.br

Nenhum comentário: