sábado, 17 de outubro de 2009

EXEMPLOS DE VIDA!



‘Nada é impossível’, diz jovem criado na favela Heliópolis e que hoje toca em Israel .





Ele superou a dificuldade em tocar, venceu o preconceito por vir de família humilde e hoje um dos seus maiores desafios é viver em um país completamente diferente do seu. Emerson Nazário Silva Oliveira, de 21 anos, deixou os barracos de Heliópolis, a maior favela de São Paulo, para seguir o sonho de ser músico em Israel. Estuda música clássica em Tel Aviv e já mostrou seu talento na Filâmonica israelense.
“Sempre sonhei em estudar no exterior, ser solista. Nada é impossível”, afirma ele. O caminho começou a ser traçado em 2000. Para acompanhar os amigos da escola, Oliveira se inscreveu no Instituto Baccarelli, que ensina música clássica a crianças e adolescentes de Heliópolis, na Zona Sul da capital. O garoto, que até então curtia samba, pagode e rock no rádio, passou. Mas a vaga foi de “suplente” e era preciso esperar que sobrasse um instrumento.
Todos queriam violino. Ele preferia a viola, mas o que sobrou mesmo foi um violoncelo. E foi com esse instrumento que o garoto aprendeu a tocar. “Tem que ter muita força, persistência, fazer com alegria e paixão", ensina o jovem. Ele estava de férias no Brasil e embarcou no dia 12 deste mês para Israel.

Nenhum comentário: