sábado, 31 de outubro de 2009

DIA 31 DE OUTUBRO - DIA DAS BRUXAS


Dia das Bruxas
31 de Outubro


Comemorado no Dia 31 Outubro
Tudo nasceu com uma lenda dos druidas...
Para quem não sabem: por volta do ano 200 a.C, os druidas eram membros de um culto sacerdotal entre os Celtas da antiga, França, Inglaterra e Irlanda que adoravam deuses semelhantes aos dos gregos e romanos, mas com nomes diferentes.
Pouco se sabem sobre eles, pois, os sacerdotes passavam seus ensinamentos apenas oralmente, jurando e fazendo jurar segredos.
O Dia 31 de Outubro não é uma escolha por acaso.
No calendário celta, segundo os druidas, todas as bruxas, demônios e espíritos dos mortos se reuniam para uma grande festa.
Era à noite em que Samhain (significa: noite de todos os santos) voltava com os espíritos dos mortos.
Eles precisavam ser apaziguados ou agradados, caso contrário, os vivos seriam ludibriados.
Acendiam-se enormes fogueiras nos topos das colinas para afugentar os espíritos maus e aplacar os poderes sobrenaturais que controlavam os processos da natureza.
O medo que a comemoração causava foi sendo esquecido com o passar dos tempos e ela se transformou numa grande folia nas épocas atuais para a garotada que celebra esta data com festas a fantasias, fogueiras e com crianças fantasiadas de monstros, fantasmas, bruxas, etc., saindo de casa em casa pedindo doces, que é a brincadeira de ‘trick or treat’ que significa ‘travessuras ou doces’.
Esta é uma festa americana e de alguns países europeus.
Apesar desta festividade não ser muito conhecido pela maioria das pessoas aqui no Brasil, ela vem ganhando um grande espaço em nossa cultura, através de escolas primárias, escolas de inglês, TV, clubes. E por incrível que pareça ela vem se popularizando ano após ano aqui no Brasil.
Para nós apenas DIA DAS BRUXAS, Dia de Brincar e fazer travessuras sem Maldades.
Saiba aqui alguns Simbolismos desta data:
HALLOWED
É uma palavra do inglês antigo que significa ‘santo’, E “e’en” também de origem inglesa significa ‘no ite’,então o significado é “Noite Santa”ou “All Hallows Eve”,‘Noite de Todos os Santos’, no passar dos tempos então o nome HALLOWEEN

Nenhum comentário: