sexta-feira, 18 de março de 2011

CUIDE DE VOCÊ


Saúde e longevidade. Estudos comprovam que para se viver com qualidade, é preciso ter, cada vez mais, cuidados com o corpo e a mente.

Pesquisa recente da OMS (Organização Mundial da Saúde) revela que pressão alta, tabagismo, alta taxa de glicose no sangue, sedentarismo e excesso de peso são as principais causas de morte no mundo. E ainda ampliam o risco de doenças crônicas como cardiopatias, diabetes e câncer. As doenças cardiovasculares, como infarto e AVC (acidente vascular cerebral) e os cânceres, em geral, são considerados os males da modernidade e estão entre as princiapis causas de óbitos ou de incapacidade.

São doenças associadas aos maus hábitos, como má alimentação, consumo excessivo de álcool, tabagismo, sedentarismo e exposição a substâncias tóxicas.

Esses são fatores que podem ser eliminados, com uma série de ações preventivas, com o objetivos de tornar a vida mais saudável, como exercícios, dieta à base de legumes, verduras e carnes magras, além de do abandono do cigarro e da bebida em excesso

De acordo com especialistas, 25% da longevidade deve-se à genética e 75% estão ligados a estilos de vida, comportamentos saudáveis e a um meio ambiente sadio.

Veja a seguir, dicas valiosas para ter saúde, aumentar o bem-estar e a qualidade de vida.

1 – Não fume


O fumo é o fator que mais contribui para mortes causadas por câncer pulmonar, doenças do coração, enfisema e outras moléstias.

2 – Coma bem

Evite alimentos gordurosos e coma frutas e vegetais, frequentemente. Limite seu consumo de gordura a menos de 30% do seu total calórico diário.

3 – Exercite-se


Faça exercício regularmente, mesmo de modo leve – como subir escadas, andar, dançar ou fazer jardinagem.

4 – Controle seu peso

Excesso de peso sobrecarrega seu coração e sua coluna; contribui para o desenvolvimento de diabetes e alguns tipos de câncer, danifica as articulações do quadril, joelhos e tornozelos.

5 – Proteja seu bem-estar


Durma bem. Gerencia seu estresse, trate os estados de depressão e insônia e mantenha boas relações pessoais.

6 – Não abuse do álcool

Para muitas pessoas, tomar um drinque não é prejudicial. Porém, a incapacidade de controlar o consumo de álcool pode causar sérios problemas de saúde.

7 – Dirija com segurança


Pratique direção defensiva, use sempre o cinto de segurança e, se beber, não dirija.

8 – Faça exames preventivos

Converse com seu médico sobre prevenção. Os tipos de exames dependem de sua idade, sexo e história pessoal de doenças.

Fonte: Revista Medicina Social da Abramge (Associação Brasileira de Medicina de Grupo).

Nenhum comentário: