domingo, 1 de agosto de 2010

DIA 1º DE AGOSTO DE 2010 - REINAUGURAÇÃO DA IGREJA DE SÃO BENEDITO



A reforma da Praça acelerou também a da Igreja de São Benedito.
Poucas são as referências históricas da Igreja. Isto exige pesquisa e é o que pretendemos fazer para não perdermos a "memória".
Todos os Ribeirão Bonitenses tem saudade das famosas festas de São Benedito celebradas no início do mês de Maio. Irmandande de São Benedito da Igreja São Benedito de São Carlos sempre marcava presença. Todos vinham de trem.Banda de Musica sempre animava a Festa com a presença de todo o povo vindo das grandes fazendas da época. Pensar na história dá saudade mas não podemos usar de anacronismo. A realidade econômica era outra e também a população do município prevalentemente rural atingia mais de 20 mil habitantes. Hoje somos 11 mil. Hoje quase toda nossa fértil Zona Rural está ocupada pela cana de açúcar e as grandes colonias foram desocupadas e desativadas.
Sabemos que a história sinaliza a ligação do povo de raça negra com a Igreja por devoção ao Santo Padroeiro São Benedito.
O que todos sentimos é que a simpática Igrejinha é querida de todos nós e que por isso merecia a reforma.
A reforma foi realizada pela firma G&A CONSTRUÇÃO CIVIL LTDA. (CREA 12288600 ) do Paulo Galli e Elide Alamino.
O custo da reforma envolvendo tabém a os bancos e de todos os móveis, a eletrificação do relógio, a troca dos vidros, a aquisição do sacrário, de uma nova imagem de Jesus Ressuscitado, a restauração da imagem de São Benedito, o vitral da porta interna do presbitério com a sacristia, novas lâmpadas e lustre, novos ventiladores, reforma de toda escada, pintura interna e externa, restauração geral do telhado, do forro e rede elétrica... atingiu 70 mil reais ou mais.
Famílias da cidade e também não presentes mas sempre Ribeirão Bonitenses ajudaram. Merece referência especial o Monsenhor Fernando Godoy Moreira e sua paróquia Santa Rita de Cássia de Campinas que muito nos ajudaram.
Muito temos que agradecer ao Conselho de Assuntos Econômicos da Paróquia pela execução desta necessária reforma.
Reconhecimento especial ao senhor José Antonio Rosa de Moraes e Sra . Neusa Caron por acompanharem mais de perto a reforma e coletas de recursos.
Dia 1º de Agosto, domingo, às 18 horas realizaremos uma procissão da Igreja Matriz do Senhor Bom Jesus da Cana Verde até a Igreja transportando a histórica Imagem de São Benedito. D. Paulo Sérgio Machado, Bispo Diocesano estará presente e celebrará a Missa em Ação de Graças a Deus por sua providência e nas intenções de todos nós.
Que saibamos aprender de São Benedito: viver com amor e humildade deixando atrás de nós um rastro de luz .O que é de Deus permanece para sempre.
Pe. João Morales - pároco

Nenhum comentário: