segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Concurso IBGE 2010 – Censo 2010: Edital


O edital para o concurso do IBGE destinado ao provimento de 191.963 vagas de recenseador para o Censo 2010 que estava programado para ser publicado na quinta-feira, 28 de janeiro de 2010, foi adiado em virtude de correções no texto do documento. De acordo com a assessoria de imprensa do órgão, não há previsão para a divulgação. A organizadora do concurso é a Fundação Cesgranrio.
As inscrições devem ficar abertas no período de 22 de fevereiro à 19 de março de 2010. A contratação será feita a partir de julho de 2010. Para participar do concurso Censo IBGE 2010 o candidato precisa ter nível fundamental.

As vagas serão para todos os municípios do país.
O recenseador não tem salário fixo – ele recebe por produção, de acordo com o número de domicílios visitados. A duração do contrato é de dois a seis meses.
O recenseador receberá uma lista de endereços e visitará os domicílios para fazer a coleta de dados com computadores portáteis.
O IBGE informa que os recenseadores deverão se inscrever para trabalhar nos locais onde moram – a coleta deverá ser feita o mais perto possível de suas residências para não haver despesas de transporte nem hospedagem. Para esse concurso o IBGE espera 1 milhão de inscritos.
De acordo com a assessoria de imprensa do IBGE, em 2007, para 80 mil vagas de recenseador, foram 750 mil inscritos – foram visitados 34 milhões de domicílios em cidades com até 170 mil habitantes. Já o Censo de 2010 irá visitar os 58 milhões de domicílios do país. Por isso, o número de vagas de recenseadores é maior.
O instituto informa que, apesar de se tratar de vagas temporárias, é uma boa oportunidade para ganhar experiência e contar pontos para o currículo.

Fonte: G1

Nenhum comentário: