sábado, 5 de fevereiro de 2011

VOLTA ÀS AULAS: Mochilas da moda podem prejudicar coluna


Escrito por Ministério da Saúde
Sex, Fevereiro de 2011

Mochilas com rodinhas, de personagens de desenho animado, com porta trecos e com diversos outros atrativos. Atualmente o mercado oferece muitas opções de mochila para fazer a alegria da criançada. Mas, crianças e adolescentes que carregam mochilas inadequadas podem desenvolver várias doenças ortopédicas. Os casos mais graves podem causar desvios de postura e problemas nas articulações. O ortopedista do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia, Luiz Eduardo Carelli, alerta que as mochilas da moda, irresistíveis aos olhos dos estudantes, podem prejudicar a coluna. Segundo Luiz Eduardo Carelli, os pais devem considerar vários fatores antes de escolher o modelo da mochila:

"Os pais devem adquirir algum modelo que se ajuste entre as costas da criança e a região lombar e que essa mochila não ultrapasse a linha da cintura e esteja bem ajustada."

Luiz Eduardo Carelli lembra que os modelos devem ser escolhidos de acordo com o perfil de cada criança. As mochilas com rodinhas, por exemplo, são mais indicadas para quem tem até quatro anos de idade. Mesmo nestas situações, o especialista do INTO explica que devem ser tomados alguns cuidados:

"Os pais devem prestar atenção no ajuste para que a alça dessa rodinha fique ao nível da mão da criança. Não deixar que a criança vá com o corpo de encontro à alça abaixando de um lado o corpo"

As crianças maiores devem optar pelos modelos de alças acolchoadas, que protegem a pele de abrasões. A mochila com alça diagonal, conhecida como "bolsa carteiro", deve ser evitada. Ela acumula o peso em um único lado do corpo e pode provocar desvios na coluna.

Nenhum comentário: